quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Viciante!


Perguntas e respostas
RPM

1. O que é o RPM Cycling?
O RPM Cycling é um programa de ciclismo indoor criado pela Les Mills International (Nova Zelândia) que simula a atmosfera do ciclismo de rua em um ambiente coletivo de circuito fechado, através da metodologia intervalada Fartlek. Atualmente o RPM Cycling é o maior programa de ciclismo indoor do mundo em academias licenciadas, professores certificados e praticantes em 70 países.

2. O que significa RPM?
A sigla RPM vem da expressão em inglês “Raw Power in Motion” que traduzimos aqui como “Força Bruta em Movimento”.



3. É melhor treinar o RPM Cycling antes ou depois do BODYPUMP ou da musculação?
Tanto o RPM como o BODYPUMP ou a musculação promovem fadiga periférica nos membros inferiores, portanto deve-se analisar a periodização do treinamento para encontrar a melhor alternativa. Dependendo da intensidade do treinamento dos membros inferiores e da recuperação entre as sessões (manhã, tarde e noite) pode-se treinar o RPM Cycling logo após ou antes o treino com pesos, até 2 horas após o treino ou em outro turno. Lembre-se que a harmonia entre a qualidade e a quantidade de treinamento promoverá os melhores resultados.

4. Qual é o calçado mais adequado para a prática do RPM Cycling?
Recomendamos o uso de sapatilhas específicas para ciclismo, pois estas melhoram a técnica, performance, estilo de pedalar e a atitude psicológica do praticante para os desafios do treino. Entretanto, se a sua academia não tem pedais apropriados para o uso de sapatilhas, recomendamos o uso de tênis com solado duro, impedindo a movimentação das articulações internas do pé (como ocorre com as sapatilhas).

5. Qual é a frequência semanal ideal para a prática do RPM Cycling?
Indicamos entre 2 e 3 vezes semanais para novatos (até 12 sessões) ou flutuantes (ausentes por mais de uma semana) e entre 2 e 4 vezes para os mais experientes e assíduos. Mais de 4 sessões por semana podem reduzir a intensidade do último treino da semana, encontrando o aluno muito cansado (se ele treinar o RPM na intensidade requerida) e consequentemente comprometer o controle da técnica. A melhor alternativa é administrar uma folga no meio da semana.

2 comentários:

  1. Ai, eu bem queria ter mais energia pra aderir... Mas a musculação e o aeróbico já estão me sugando bem, e felizmente os resultados estão agradando. Mas confesso que deu vontade de experimentar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi,,,
    Te achei na blogsfera, sou gaucha tbm...
    É tão bom quando a atividade fisica vicia, né? A gente n consegue viver sem...

    Beijos

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto, ops...que eu te leio!